Aposentados começam a receber segunda parcela do 13º salário na segunda-feira

Aposentados vão começar a receber segunda parcela do 13 salário dia 26, segunda-feira (Foto: A. Brasil)

Os 29,7 milhões de aposentados do INSS que fazem jus ao 13º salário este ano — de um universo total de 34 milhões de segurados — já podem consultar pela internet o extrato de pagamento da segunda parcela do abono de fim de ano, junto com o benefício mensal. O dinheiro será liberado a partir de segunda-feira (26) para os que recebem um salário mínimo. O crédito será feito para um grupo de segurados por dia, até o dia 7 de dezembro, de acordo com o número final do benefício (antes do traço).

De 3 a 7 de dezembro, será a vez dos aposentados e pensionistas que recebem mais de um piso nacional (acima de R$ 954). Neste caso, o pagamento — feito junto com o vencimento mensal — será para dois grupos por dia.

Vale lembrar que a segunda parcela do 13º salário pode sofrer os descontos previstos em lei, com o de Imposto de Renda (quando o segurado tem renda mais alta, acima de R$ 1.903).

Como fazer a consulta – A consulta ao extrato na internet é feita pelo portal Meu INSS (Clique AQUI). Para conseguir acessar o documento, é preciso cadastrar uma senha para acessar o sistema de serviços do órgão. É necessário ficar atento, pois o cadastro somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas sobre sua vida trabalhista.

Caso o segurado tenha dificuldades de usar a web, é possível ter acesso ao extrato no banco de pagamento do benefício ou por meio da central telefônica 135.

COMPARTILHAR