Série B do Brasileirão: Fortaleza cai em casa; Confira os resultados e a classificação.

O Fortaleza caiu no Castelão diante de mais de 20 mil torcedores. (Foto: CBF/Divulgação)

A 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro teve sequência neste sábado (23). O Oeste-SP venceu o líder Fortaleza-CE pelo placar de 2 a 1 e viu a distância para a zona de rebaixamento aumentar. O Londrina-PR bateu o São Bento-SP por 1 a 0, o Oeste-SP fez 2 a 1 no Fortaleza-CE, o Vila Nova-GO derrotou o Boa Esporte-MG por 2 a 0 e o Atlético-GO superou o Sampaio Corrêa-MA por 3 a 2. No Couto Pereira, o Coritiba-PR empatou em 1 a 1 com o Figueirense-SC.

Diante de mais de 20 mil torcedores, no Castelão, em Fortaleza (CE), o time que leva o nome da cidade foi surpreendido pelo Oeste. A partida começou equilibrada, mas com o Oeste mostrando que entrou em campo pensando na vitória. O Rubrão abriu o placar logo aos nove minutos, em cabeçada de Leandro Amaro após cobrança de escanteio. Daí para frente, o Tricolor foi pressionando e mostrando que tinha chances de empatar logo, mas não conseguiu e o primeiro tempo terminou com o 1 a 0. Na etapa final, aos 17, Felipe acertou um chutaço de fora da área e deixou tudo igual. Quando parecia que o Leão buscaria a virada, foi o time do interior paulista que conseguiu marcar e garantiu os três pontos. Na marca dos 41 minutos, Pedrinho recebeu livre após contra-ataque e aproveitou a chance para liquidar a fatura.

O Fortaleza segue líder, com 26 pontos. O Oeste fica no 14º lugar, com 15, e respira na tabela de classificação da Série B. (Confira a classificação completa da Série B no final do texto)

No Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), o São Bento perdeu a invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro. Em um jogo sem grandes emoções, o Londrina marcou um belíssimo gol com Dudu, aos 39 minutos da segunda etapa, em chute preciso de fora da área, e venceu o Azulão por 1 a 0.

A vitória fez o Londrina respirar na tabela. O Tubarão chegou a 15 pontos e subiu para a 13ª posição. Já o São Bento caiu para o 7º lugar, com 17 pontos.

No Dilzon Melo, em Varginha (MG), o primeiro tempo foi de poucas emoções e leve superioridade do Boa Esporte diante do Vila Nova. No entanto, quem marcou foi o Vila Nova. O time goiano criou pouco, mas aproveitou a única oportunidade que teve aos 40 minutos, marcando com Alex Henrique. Na etapa final, o Tigre ampliou aos 39, com lindo chute de Alan Mineiro, e garantiu o triunfo.

O Vila chegou aos 19 pontos e pulou para a quinta posição. O Boa permanece na lanterna, com apenas seis pontos.

No Castelão, em São Luís (MA), o Atlético abriu o placar aos dois minutos, com Pedro Bambu. Sete minutos depois, Júlio César fez o segundo. O Sampaio reagiu a partir de cobrança de pênalti convertida por Jheimy, aos 15. No segundo tempo, o Bolívia deixou tudo igual na marca dos sete minutos. Maracás aproveitou cruzamento de escanteio de João Paulo e fez de cabeça. Quando o resultado já parecia encaminhado para o empate, aos 41, Renato Kayse acertou um chute de primeira, de fora da área, e garantiu a vitória para o Dragão.

O Atlético saltou para a nona colocação com 16 pontos. O Sampaio caiu para a 15ª posição, com seus 14 pontos.

No Couto Pereira, em Curitiba (PR), o primeiro tempo foi de poucas chances para Coritiba e Figueirense e os goleiros pouco trabalharam. No finalzinho da primeira etapa, aos 45 minutos, Alisson Farias abriu o placar para o Coxa após aparecer na área e tocar na saída de Alisson. Na segunda parte do confronto, o Figueira melhorou e partiu para cima. Aos 32, Maikon Leite recebeu de João Paulo, ajeitou o corpo e evitou a derrota dos catarinenses.

Com o empate, o Coritiba caiu para o 6º lugar, com 19 pontos. O Figueirense segue em terceiro, agora com 21.

Confira a classificação atualizada da Série B: